Acabe Com o Vitimismo Antes Que Ele Acabe Com Você | Aplicar$Dinheiro
Início / Carreira e Trabalho / Acabe Com o Vitimismo Antes Que Ele Acabe Com Você

Acabe Com o Vitimismo Antes Que Ele Acabe Com Você

Segundo o site Dicio o significado de vitimismo é: sentimento de ser vítima; sensação de quem está ou foi sujeito a opressão, maus-tratos, arbitrariedades, discriminação etc., geralmente de quem tem sempre essa percepção sobre o que lhe acontece: sua vida não avança porque o vitimismo não a deixa. Tendência a se vitimizar, a se fazer de vítima: país que não se responsabiliza por seus erros fica estagnado no seu próprio vitimismo.

Ter a consciência de que vai sempre existir alguém pior do que a gente na vida pode nos ajudar a não cair na armadilha deste sentimento pobre que é o vitimismo.

Mas para algumas pessoas, a necessidade de chamar a atenção com seu discurso de grande “sofrimento” parece fazer  todo sentido. Pelo menos na cabeça delas!

Para um vitimista a culpa jamais é dele, é do presidente, é do trabalho ruim, é da inflação, é do dólar, é do cachorro, papagaio, a culpa é até do ar que ele respira, mas nunca dele.

Reclamar de tudo, por a culpa em Deus e o mundo e não ter empatia é o melhor caminho para se conseguir o que se quer da vida?

O que significa vitimismo, este é o nosso tema de hoje!

Se Para Um Vitimista a Culpa é Dos Outros Então a Infelicidade Dele é Culpa de Todos e Inclusive Sua!

Se você esta próximo demais de alguém que só vive reclamando de tudo e de todos, em algum momento a culpa vai ser sua também.

O vitimismo rouba as energias de quem esta por perto.

Paulo Vieira em seu livro O Poder da Ação, propõe a autorresponsabiliadade, que é você responsável por tudo que acontece de bom ou ruim em sua vida.

Como um vitimista pode ser responsável pelo que de ruim acontece na vida dele se a culpa é dos outros?

E como algo bom vai acontecer se a culpa também não é dele? É por isso que a vida do vitimista não anda.

03 Sinais de uma Pessoa Vitimista:

  1. A culpa é sempre dos outros;
  2. Vivem se Queixando;
  3. Sempre tem uma justificativa para tudo.

Acabe Com o Vitimismo Antes Que Ele Acabe Com Você

Ninguém gosta de estar perto de alguém que só vive se lamentando. O pior é que a pessoa não percebe e acha a coisa mais normal do mundo iniciar uma conversa reclamando de tudo.

A consequência? As pessoas começam a se afastar.

Quem se faz de vítima acha que se lamentando vai ter muitos amigos próximos para ouvir o que ele tem a dizer, afinal, o problema dele pode ser o seu problema também!

Ele tem absoluta certeza de que esta prestando um grande serviço a sociedade quando se acha no direito de impor o seu ponto de vista a qualquer custo goela a baixo de quem esta por perto.

Mas o que realmente acontece e que ele não consegue entender, esta na pergunta com resposta pronta:

 – Por quê as pessoas estão se afastando de mim se é eu quem sofro por aqui?

Será que você teria coragem de dizer a alguém que ela sofre de vitimismo e é por isso que as pessoas se afastam?

Talvez não, por conta da educação de sem querer machucar a pessoa. No entanto, se ela continuar acreditando que a culpa dos amigos se afastarem também não é dela, como geralmente acontece, a coisa só tende a piorar.

Agora se você for um familiar, aí a coisa muda de figura. Diria até que você tem a obrigação de alertar esta pessoa para o próprio bem dela de forma leve ou dura com as palavras, antes que ela perca oportunidades importantes na vida!

Vitimismo Tem Haver Com Algo Que Aconteceu no Passado! Quem Não Chora Não Mama?

Para algumas pessoas a ideia de ganhar a atenção das outras pessoas é se fazendo de vítima e isso geralmente se desenvolve na infância.

Toda criança percebe que se chorar, fazer birra, ficar de cara feia e ter mal humor, ganham a atenção dos pais para conseguir comer ou alguma outra coisa. O problema é quando os pais não cortam isso.

Se essa criança sabe que vai conseguir tudo dos pais, que amam seus filhos, fazem tudo por eles, porque na sua própria infância nunca tiveram nada e isso por si só justificam os mimos, então temos um solo fértil para o vitimismo.

Ora, se com este comportamento em casa eu consigo tudo que eu quero, então lá fora no mundo real vou fazer a mesma coisa para conquistar todos os meus objetivos certo? Errado!

Desconheço alguém que tenha vencido na vida se fazendo de vítima. Vemos casos de pessoas de sucesso que falam em suas biografias como foi difícil o início de suas carreiras mas fazem questão de mostrar também como conseguiram superar as dificuldades.

Será que um vitimista entende tudo errado e acha que precisa sofrer para conseguir o que quer na vida?

Sofrer todos nós sofremos, mas o que fazemos com isso, é que nos difere do vitimismo e da autopiedade.

A Vida é Dura Mas Não Precisa Ser Sofrida!

Querer ser o centro das atenções não leva ninguém a lugar nenhum. Vitimismo é o caminho certo para o fracasso. O coitadismo nunca foi e nunca será a motivação para crescimento pessoal ou profissional.

O lamento de uma pessoa que se faz de vítima a todo tempo é contagioso e por isso pessoas tendem a se afastar porque não querem alguém por perto que só vive reclamando e de mal com a vida para ter atenção.

Parar de sentir pena de si mesmo é o melhor caminho para conscientização e mudança, mas para isso, é preciso humildade e vontade para mudar.

 

Comente, compartilhe.

 

 

Sobre Gil Conceição

Fico feliz em proporcionar sempre algo útil para você, vamos fazer uma troca justa? Nos ajude a levar este mesmo conteúdo para outras pessoas inteligentes iguais a você. Curta nossa página no Facebook (@aplicardinheiro), compartilhe nosso conteúdo e receba de antemão meu muito obrigado!

Veja Também

Hélio Couto Reprogramação Mental

Reprogramando a Mente Com Hélio Couto Grátis

Você sabe quem é Hélio Couto? Pesquisador, palestrante, escritor brasileiro, lançou diversos livros de sucesso ...

Augusto Cury Gestão Emocional

Inteligência Emocional Augusto Cury! Você Protagonista da Vida, Responsável por Escolhas e Merecedor de Tudo Que Tem

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma palestra do Dr. Augusto Cury sobre inteligência emocional ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.