Como Escrever Artigo Para Blog? | Aplicar$Dinheiro
Início / Criação de Conteúdo / Como Escrever Razoavelmente Bem Para Seu Blog Sem Mistérios

Como Escrever Razoavelmente Bem Para Seu Blog Sem Mistérios

Hoje vou dar algumas dicas de como escrever razoavelmente bem para o seu blog fazendo artigos simples e poderosos.

Você não precisa ser um escritor profissional, conhecer todas as regras de gramática da língua portuguesa ou ter tirado 100 na redação do Enem para escrever em seu site.

Com o mínimo de boa vontade e bom senso, você será capaz de escrever excelentes textos para sua audiência que cada dia mais vai permanecer lendo suas ideias e sugestões.

Mas o que escrever? Onde encontrar inspiração? Qual o público alvo? Quantos artigos publicar por semana? Qual a estrutura de um bom texto para blogs?

Não sei se os cursos de marketing digital hoje em dia ainda aconselham que você faça um blog, mas ele ainda pode ser uma boa opção para se conseguir público e seguidores ou simplesmente vender produtos como afiliado sem gastar dinheiro.

Como escrever artigo para blog, este é o nosso tema de hoje!

Escrever Sobre O Que Você Gosta já é Um Bom Começo!

Se você pretende fazer o blog para falar de algo que não tem nenhum conhecimento, nem comece!

Com exceções de mini sites ou de um artigo específico para vender algum produto digital, falar constantemente sobre um tema que não é a sua praia vai tirar suas energias por mais boa vontade que você possa ter.

É muito mais agradável escrever sobre o que se gosta.

Se você sabe fazer algum tipo de serviço como artesanato, carpintaria, pedreiro dentre outros, seu blog fará muito mais sucesso e principalmente sentido se for relacionado a profissão que você tem. Não tenha vergonha ou medo de escrever sobre sua profissão ou o que você gosta!

Como escrever artigo para blog

Para Escrever Bem é Preciso Ler Muito

Espere não vá embora ainda 😂😂😂😂😂

Pois é, neste caso específico que é escrever para seu blog, vou dar uma dica fora da curva que você vai gostar e não vai se sentir tão pressionado a ler tanto!

Você NÃO precisa ler MIL livros por semana para escrever bem. A dica é simples: leia tudo que estiver a seu alcance com interesse!

Digamos que você esta na sala de espera de uma clínica médica esperando para ser atendido. Lá provavelmente vai ter algumas revistas para os pacientes lerem enquanto aguardam.

É aqui que você começa o exercício. Despretensiosamente, comece a ler alguns textos da revista mas prestando atenção e entendendo tudo é claro.

Comece a fazer isso em qualquer lugar que esteja, viu algo para ler, leia.

Com o tempo sua forma de falar vai mudar com mais palavras no seu vocabulário e sua escrita vai dar um salto muito bom, as ideias e palavras virão com muito mais facilidade.

Se conseguir ler sobre o assunto de seu blog, melhor ainda, porque além de trabalhar a escrita e o vocabulário, também terá inspiração de sobra!

Estrutura do Artigo

Abertura – Não existe um número mínimo de parágrafos para a abertura, o que ela precisa ter são as palavras chaves para o Google rankear o artigo e claro, o que será dito no texto com gatilhos de curiosidade, fazer algumas perguntas e etc. Isso não é uma regra. Em resumo, explique com criatividade o que será dito. Seja diferente.

Headlines – Headlines são os subtítulos do texto. Dei dicas de como construir headlines persuasivas e poderosas no artigo: 10 Headlines Prontas, Inteligentes e Persuasivas . Estes subtítulos servem para estruturar o texto, para o Google e também algumas vezes, fazer com que aquele leitor preguiçoso que não gosta de ler o artigo inteiro, possa comprar o produto. Então, quanto mais criativas, persuasivas e inteligentes forem, melhor será a experiência para todos!

Fotos e Vídeos – Eu costumo por apenas uma foto no artigo, mas vai de cada um. Lembre-se de por também uma legenda com a palavra chave do texto e não esqueça de dar nome em “Texto alternativo”. Clicando em cima da imagem e depois em editar, ele é a primeira opção para dar nome. Isso ajuda muito no SEO do artigo. Abro exceção para mais imagens quando preciso explicar algo mais detalhadamente, fora isso, uma imagem só na minha opinião já é o bastante. Para encontrar boas imagens e gratuitas, acesse o Pixabay.

Links Internos e Externos – São essenciais para o SEO do blog como um todo. Sempre que possível, mencione um artigo que já tenha escrito e ponha o link dentro do artigo. Para links externos, costumo usar o Wikipedia. Não o endereço do site wikipedia mas uma palavra que você queira que os leitores saibam o que significa.

Tamanho do Texto – Mínimo 300 palavras e máximo ilimitado. Quanto mais conteúdo melhor. O Google adora texto então não economize. Bastante headlines e muito texto. Isso é um fato, mas fica como sugestão ok?

Backlinks – Um site para ter seus artigos encontrados pelo grande público no Google precisa de muitos links, e quanto mais links apontado para seu blog, mais visitas você terá. Se você ainda não fez esse processo de backlinks, aconselho fortemente que comece a se preocupar com isso porque, você pode até ter um bom conteúdo, mas se não for encontrado é igual aquele ditado: “Quanto vale uma moeda de ouro no fundo do oceano se ninguém sabe de sua existência?”  Como sugestão, leia estes 2 artigos para resolver o problema de backlinks em seu blog:

Conclusão – Esta é a parte final do texto onde se faz um breve resume de tudo que foi dito e se pede alguma ação de seu público. Geralmente peço comentários e que compartilhe o texto nas redes sociais! Alguns escrevem conclusão mesmo, ou você pode usar qualquer outra headline que desejar relacionada ao texto escrito.

Onde Encontrar Inspiração Para Escrever?

Simples, lendo mais! Pratique a sugestão dada anteriormente, crie o hábito da leitura onde você estiver mesmo que seja apenas uma revista qualquer.

Claro, se tiver a chance de ler sobre o tema central de seu blog será muito melhor para sua inspiração.

Veja algumas dicas para ter inspiração ao escrever:

Se interesse por tudo a sua volta –  Lendo mais, observando mais, enfim, fique atento o que acontece ao seu redor;

Evite distrações ao escrever – Desligue tudo. Televisão, evite Whatsapp, evite o celular, tudo que possa tirar sua atenção. Esse é aquele momento da temida tela em branco. Se você continuar distraído com outras coisas, dificilmente vai começar a fazer o primeiro parágrafo.

Leia algo relacionado antes de começar – Não é para copiar o texto. Você vai tentar “parafrasear” o que foi lido, ou seja, explicar com suas palavras o que acabou de ler. Fazendo isso com pelo menos o primeiro parágrafo, os próximos virão com mais facilidade.

Use o bloco de anotações de seu celular – Um jeito simples, mas que funciona, é usar um bloco de anotações de seu celular para guardar alguma ideia de momento. As vezes você tá na rua mas de repente vem aquela inspiração sobre algum assunto, anote e transforme isso em artigo.

Play Livros – Muita gente não conhece mas é uma forma barata de ler livros. Com Play Livros do Google você consegue comprar e ler livros no seu celular pagando bem barato. Não tenho certeza mas acho que é um daqueles aplicativos obrigatórios que todo celular tem. Use e abuse, dê uma olhada pelo menos. Os livros ficam vinculados a sua conta de e-mail do Google, ou seja, usando o mesmo e-mail em outro aparelho por motivo de furto ou roubo, seus livros estarão a salvo, podendo ser lidos novamente quando quiser. Ah, preste atenção também nos títulos dos livros para servir de inspiração.

Reserve um tempo para você – A gente durante o dia sempre tem aquele momento ocioso pra pensar em nada, só relaxar. Esta seria uma boa hora de inspiração para o próximo artigo. Pensamentos livres, sem pressão.

Quantos Artigos Publicar Por Semana?

Seria interessante manter uma regularidade para seus leitores saberem quando terão novos conteúdos (textos) no seu site.

Para o Google em si, isso é muito bem visto. Um blog que possua novos assuntos regularmente os buscadores em geral gostam muito.

Não sei se você viu, mas até a data deste artigo (março de 2020) estou disponibilizando novos conteúdos toda Segunda e Quarta. O aviso esta na barra lateral do blog.

Dica Importante: Eu não faço o artigo no dia. Sempre que tenho um tempinho, faço o artigo e agendo a publicação.

Se você conseguir fazer isso você ganha tempo para fazer outras coisas e tem sempre um artigo engatilhado para sua audiência.

E também vale a dica anterior da inspiração. Reserve um tempo no dia para pensar qual será o seu próximo assunto.

Criando o hábito de agendar artigos, você consegue:

  • Ter sempre assunto para escrever;
  • Evita a zona de conforto;
  • Se mantém motivado a escrever mais e melhor;
  • Fideliza seguidores que gostam de seu conteúdo;
  • Mantém seu blog ativo;

Ficou Motivado a Escrever o Seu Próximo Artigo? Agora Não Tem Mais Desculpas!

Espero ter contribuído para uma visão diferente quando o assunto é produzir conteúdo para seu site (blog). Blog ainda não morreu e pode te dar um bom retorno se você levá-lo a sério e escrever bons textos!

 

Comente, compartilhe!

 

 

Sobre Gil Conceição

Fico feliz em proporcionar sempre algo útil para você, vamos fazer uma troca justa? Nos ajude a levar este mesmo conteúdo para outras pessoas inteligentes iguais a você. Curta nossa página no Facebook (@aplicardinheiro), compartilhe nosso conteúdo e receba de antemão meu muito obrigado!

Veja Também

Vender na internet

Como Vender Bem Produtos Físicos na Monetizze Sem Precisar Gastar Rios de Dinheiro com Anúncios

Se você é afiliado monetizze sabe que lá existem vários produtos físicos para divulgar e ...

Como ganhar dinheiro com a chuva no YouTube

Ganhar Dinheiro com a Chuva?? Como Assim?

Você já imaginou ganhar um bom dinheiro com vídeos de chuva fáceis de fazer e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.